Notícias Mercosul e Aliança Pacífico discutem parcerias na CAPES
Educação

Mercosul e Aliança Pacífico discutem parcerias na CAPES

Publicado: Quinta, 07 Novembro 2019 18:48 , Última Atualização: Sexta, 08 Novembro 2019 09:19

Mercosul.1

Durante toda a semana a Comissão de área Educação Superior do Mercosul (CAES), reuniu-se na CAPES, no âmbito da presidência Pro Tempore do Brasil. As discussões ajustaram projetos e programas para entregar o comando do Setor Educacional do Bloco para o Paraguai, próximo país a assumir a liderança da CAES, em 2020.

Marcos Vinícius Coelho, coordenador-geral substituto de Assuntos Internacionais da Secretária de Educação Superior (CGAI/SESU) do Ministério da Educação (MEC), representou a pasta na ocasião e destacou os temas debatidos, como a “revalidação ou reconhecimento de títulos e a internacionalização da educação nos países do Mercosul”.

Nesta quinta-feira, 7, representantes da Aliança Pacífico foram convidados pela CAES para, segundo Coelho, avaliar futuras parcerias: “Hoje tivemos a presença do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Aliança Pacífico, pela qual nos foi apresentado o seu funcionamento, projetos e possíveis caminhos, visando cooperações entre os países na área de educação”.

Mercosul.2

Francisco Souza, primeiro-secretário da Divisão de Assuntos Internacionais do MRE, também exaltou a oportunidade da troca de experiência com os países vizinhos. “Foi um intercâmbio de informação. Eles apresentaram o programa deles de mobilidade acadêmica e nós também. O intuito é convergir as melhores ideias e modelos entre os países num futuro próximo”.

Ao final da reunião, Marcos Coelho falou da cooperação entre a Coordenação e o MEC. “A CAPES é nossa parceira na presidência do Mercosul. Toda a parte do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca) é feita entre a CGAI/SESU e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu