Notícias CAPES promove III Seminário do Portal de Periódicos
Democratização

CAPES promove III Seminário do Portal de Periódicos

Publicado: Quarta, 13 Novembro 2019 12:08 , Última Atualização: Segunda, 18 Novembro 2019 09:03

IMG 1992

Com o objetivo de debater a democratização do acesso de publicações científicas de alto nível, com auxílio tecnológico de ponta, a CAPES promoveu nesta terça-feira, 12, o III Seminário do Portal de Periódicos, que completa 19 anos.

Na abertura do evento, Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância da CAPES, ressaltou a importância do trabalho da Coordenação, de universalizar o acesso à produção científica por meio da plataforma digital: “A partir dos Periódicos, nós democratizamos essa situação. Podemos fazer com que o estudante no Sertão, num simples clique, possa se comunicar com as principais publicações do mundo”.

Patrícia de Almeida, coordenadora geral do Portal de Periódicos (CGPP), lembrou que, em 2000, “foi lançada a plataforma de acesso ao conteúdo científico em formato eletrônico, cuja missão é promover o fortalecimento da pós-graduação do Brasil”.

IMG 2059

A criação de soluções em nuvem, para ampliar a disseminação de materiais de alto nível, a partir de uma rede interligada entre instituições que produzam e publiquem produtos científicos, foi o tema abordado por Nelson Simões, diretor-geral da Rede de Ensino e Pesquisa (RNP). “O próprio Portal de Periódicos, hoje, é parte desse ambiente de nuvem privada da RNP”.

A modernização das bibliotecas também pode facilitar o acesso às publicações científicas. Dalton Lopes, doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), apresentou uma pesquisa feita em fevereiro de 2018 pela revista norte-americana Today, que traz a opinião dos bibliotecários em relação ao tema. Mais de 70% dos entrevistados acreditam que, com auxílio da tecnologia de ponta, a comunidade acadêmica seria beneficiada com sistemas de busca melhores e mais referências disponíveis.

“A Inteligência Artificial tem a possibilidade de ressignificar o papel da biblioteca. Os usuários não necessariamente serão humanos. Eu posso ter robôs que vão acessar aqueles catálogos e dados para gerar serviços (sistema de busca integrado)”, destacou Lopes.

Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos é a maior biblioteca virtual do Brasil. Reúne 48 mil periódicos em texto completo e é acessado por mais de 400 instituições no País. Em 2018, registrou 200 milhões de visitas e se consolidou como instrumento fundamental para democratizar o acesso às pesquisas de alto nível.

Clique aqui para assistir ao seminário na íntegra.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu