Notícias CAPES premia Polos UAB
Reconhecimento

CAPES premia Polos UAB

Publicado: Quarta, 08 Janeiro 2020 09:43 , Última Atualização: Quarta, 25 Março 2020 17:10

Vinte e nove Polos de Educação a Distância (EaD) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) se inscreveram para o Prêmio Polo EaD em Ação, promovido pela CAPES. Os três primeiros lugares ficaram com os polos de Santo Antônio da Patrulha (RS), Beberibe (CE) e Nova Friburgo (RJ).

Para reconhecer os Polos UAB com maior interação com seu município, a pró-atividade dos seus coordenadores e as melhores iniciativas promovidas em cada espaço, o Prêmio oferecerá uma certificação e uma placa comemorativa pelo mérito aos três primeiros colocados.

Dilce Eclai, coordenadora UAB de Santo Antônio da Patrulha, diz que recebeu com surpresa o anúncio de primeiro lugar na premiação. Ela conta que desde o início das atividades, há 12 anos, o foco é a população: “O que fazemos é tornar o polo uma referência de utilização para a comunidade”.

Ao longo dos anos, os cursos e oficinas oferecidos em Santo Antônio da Patrulha evoluíram. O polo, que antes ministrava aulas de inclusão digital, se adequou à demanda da população e passou a ofertar cursos de inserção da tecnologia em sala de aula. “Cada projeto tem uma história e estamos ajudando a construir a história da UAB no Brasil”, ressalta a coordenadora UAB.

Foram usados nove critérios de avaliação com pontuação de 0,5 a 10. Os aspectos incluíram desde a participação do polo em atividades comunitárias, associações de bairros e escolares, até a promoção de eventos técnicos-científicos no polo, cursos preparatórios e de reforço escolar. Documentação e comprovantes encaminhados pelos coordenadores foram analisados pelos avaliadores.

UAB

Integrado por Instituições Públicas de Ensino Superior, o Sistema Universidade Aberta do Brasil conta com polos distribuídos em todas as unidades da Federação e oferece, prioritariamente, cursos de licenciatura e formação continuada para professores da educação básica. Com a colaboração entre a União, estados e municípios, a UAB garante a presença da universidade pública no interior do País e contribui para o alcance das metas 12, 14, 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu