Notícias CAPES prorroga prazo para cadastramento de professores
Licenciatura

CAPES prorroga prazo para cadastramento de professores

Publicado: Segunda, 03 Fevereiro 2020 10:57 , Última Atualização: Segunda, 03 Fevereiro 2020 10:57

A CAPES prorrogou até 07 de fevereiro o prazo para o cadastramento de dados, na Plataforma CAPES de Educação Básica, de professores em exercício na rede pública que queiram cursar licenciatura na área em que atuam. A análise e validação dos cadastros dos professores pelas Secretarias de Educação será de 18 de fevereiro a 13 de março.

Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse processo pretende identificar aqueles que têm real interesse em se especializar. As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados em 2020.

O cadastramento e a validação dos professores não garantem a oferta dos cursos, mas a intenção é atender, de forma gradativa, as inscrições. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – terão seus próximos editais direcionados por essas informações.

A iniciativa contribui para o alcance da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que aborda as estratégias de aumento e consolidação das plataformas eletrônicas, assim como a execução de cursos e programas especiais. Desse modo, garantem-se estudos superiores aos professores que atuam em sala de aula, mas possuem somente formação de nível médio.

Confira o Manual do usuário e o Tutorial para interesse em formação.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu