Notícias CAPES participa de segunda capacitação das Escolas Cívico-Militares
FORMAÇÃO

CAPES participa de segunda capacitação das Escolas Cívico-Militares

Publicado: Terça, 11 Fevereiro 2020 10:36 , Última Atualização: Terça, 11 Fevereiro 2020 11:32

Representantes da CAPES participam a partir desta terça-feira, 11, em Porto Alegre (RS), da segunda etapa de capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PCIM), do Ministério da Educação. O encontro, que vai até o dia 14, é voltado aos militares das forças auxiliares – Oficial de Gestão Escolar e o Oficial de Gestão Educacional.

A CAPES é parceira do PCIM, por meio de inclusão dos professores nos seus programas de formação. A primeira capacitação ocorreu em dezembro de 2019, em Brasília, e reuniu 170 profissionais, entre gestores das secretarias de educação, diretores e coordenadores pedagógicos representantes das 54 escolas que já aderiram ao modelo.

Além dessa capacitação, Programas como o Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica já preveem em seus editais que essas escolas tenham preferência na ocupação das vagas. Do mesmo modo, todos os editais das diretorias de Educação a Distância (DED) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) têm vagas reservadas aos professores das escolas participantes.

No âmbito da cooperação internacional, os editais abertos também guardam vagas para professores atuantes nas escolas que adotaram o modelo cívico-militar. Isto já ocorre com os cursos para professores de língua inglesa nos Estados Unidos, que tem 20 lugares garantidos, e o de aperfeiçoamento no Canadá, com 10% do total destinado a esses profissionais.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu