Notícias Projeto criará rede de compartilhamento de informações
Pós-graduação

Projeto criará rede de compartilhamento de informações

Publicado: Terça, 19 Mai 2020 16:34 , Última Atualização: Terça, 19 Mai 2020 16:34

Treze instituições participam do REDE-IES, que pretende facilitar o compartilhamento de dados sobre a pós-graduação. Iniciativa pode reduzir o preenchimento de informações repetidas em sistemas acadêmicos.

19052020 FOTO DENTRO MATERIA REUNIAO REDE IES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) iniciou, nesta terça-feira, 19, o projeto Rede-IES, com intuito de construir conexões para uso e compartilhamento de dados sobre a pós-graduação brasileira. Treze instituições de ensino superior (IES) participam do projeto-piloto, que vai estruturar procedimentos para criar uma rede de informações acadêmicas. A primeira reunião virtual do grupo teve a participação de Benedito Aguiar, presidente da CAPES.

O projeto soma-se aos esforços da Coordenação e à demanda de pesquisadores para diminuir o preenchimento de informações repetidas em diversos sistemas. Com a criação de uma rede de compartilhamento de informações, no âmbito da pós-graduação e pesquisa, será possível estabelecer cinco níveis – política pública, organizacional, legal, semântico e técnico – para a integração conjunta com as instituições.

A concretização do Rede-IES deve ajudar em processos internos de avaliação, coleta de dados e concessão de fomentos. O projeto deve resultar na criação de padrões e gramáticas da Rede a serem compartilhadas entre os participantes. Para Benedito Aguiar, a coleta de informações é bastante complexa e “nem sempre a interação é ágil e eficiente”. “Esse projeto nos apontará melhores caminhos, formas de interagir e desenvolver um modelo com ligação mais eficiente entre as universidades e a CAPES”, complementou.

A Diretoria de Avaliação participará de todas as etapas do projeto. O grupo é formado por dois representantes de cada IES, um da pró-reitoria e um da área de tecnologia da informação. A coordenação desta etapa ficará a cargo de José Francisco Salm Jr, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Participam também do REDE-IES a Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu