Notícias Versão móvel amplia acesso ao Portal de Periódicos
20 anos

Versão móvel amplia acesso ao Portal de Periódicos

Publicado: Quinta, 21 Mai 2020 16:57 , Última Atualização: Segunda, 25 Mai 2020 15:07

A segunda matéria da série comemorativa dos 20 anos do Portal de Periódicos apresenta alguns dos instrumentos e sistemas que a biblioteca virtual oferece para facilitar o seu uso

20052020 FOTO DENTRO MATERIA PERIODICOS 2011

A versão móvel do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), lançada no início da segunda década de sua existência, ampliou o acesso e trouxe novas soluções para as instituições e a comunidade acadêmico-científica que usam seus serviços. Resultado de uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em novembro de 2011 a versão foi apresentada aos usuários para uso em tablets e smartphones. 

20052020 FOTO DENTRO MATERIA PERIODICOS 2011 01

Ainda em 2011, para automatizar os processos, facilitar o gerenciamento de informações e integrar as instituições, os editores e a CAPES, dois sistemas foram desenvolvidos: o AdminIP, pelo qual são dadas informações de acesso, coleções e contatos das instituições participantes e um sistema de estatísticas para a consolidação, consulta e emissão de relatórios gerenciais sobre os dados de acesso do Portal.

As ferramentas do Portal de Periódicos, como bem pontuou Murilo Bataglia, doutorando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), são importantes como instrumentos de busca e conhecimento, tanto para suas pesquisas em nível de doutorado, como para alunos que vão iniciar as atividades. Ele destacou que “uma vez a CAPES garantindo essas ferramentas para os pesquisadores, a ciência do Brasil avança e ganha a sua devida importância”.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu