Notícias Últimos dias para participar do Prêmio CAPES de Tese 2020
Premiação

Últimos dias para participar do Prêmio CAPES de Tese 2020

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 15:25 , Última Atualização: Terça, 26 Mai 2020 16:16

Inscrições terminam no dia 29 de maio. Prêmios vão desde o apoio para a participação em eventos científicos, a bolsas de estudo internacionais.

26052020 foto dentri materia inscrição premio capes

Falta pouco! Programas de Pós-Graduação (PPGs) que tiveram pelo menos uma tese defendida em 2019 têm apenas três dias para inscrever o trabalho selecionado pelos seus coordenadores. O Prêmio CAPES de Tese 2020 é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright e Instituto Serrapilheira. Nele são reconhecidas as melhores teses. O prêmio principal é oferecido ao melhor trabalho de cada uma das três grandes áreas: Ciências da Vida, Humanas e Exatas.

Os autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional; seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional.

A avaliação dos trabalhos será feita por comissões responsáveis pela análise e seleção das produções que estejam registradas na Plataforma Sucupira, em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas. Designados pelo presidente da CAPES, eles considerarão a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. 

Beatriz Schmidt, orientada por César Augusto Piccinini, do PPG em Psicologia da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), foi uma das vencedoras do Grande Prêmio de 2019. Ela analisou o modo como as pessoas se apoiam e se coordenam em seus papéis parentais, bem como compartilham responsabilidades de cuidado com a criança. “Penso que é algo para coroar toda a minha trajetória acadêmica, desde o período de iniciação científica. Ao longo do mestrado, doutorado, doutorado-sanduíche e no período de pós-doutorado também fui bolsista CAPES. Então, para mim, é uma grande conquista receber esse prêmio”, comemorou.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES 

Compartilhe o que você leu