Notícias Pesquisadores buscam criar remédios contra o Coronavirus
Ciência

Pesquisadores buscam criar remédios contra o Coronavirus

Publicado: Terça, 09 Junho 2020 19:16 , Última Atualização: Terça, 09 Junho 2020 19:16

O estudo financiado pela CAPES pode evitar novos surtos de zoonoses e ser usado como base para o desenvolvimento de remédios e vacinas.

09062020 foto dentro materia bolsas covid ufes

Um estudo em desenvolvimento por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pretende sequenciar e analisar geneticamente o SARS-CoV-2. A partir deste trabalho será possível detectar as mutações sofridas pelo vírus até agora bem como prever suas futuras evoluções. Isto poderá evitar novos surtos de zoonoses.

Renata Torezani, bióloga e aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação (PPG) em Biotecnologia da Ufes, disse que é importante conseguir sequenciar o genoma do vírus “de maneira ágil e eficaz” pois isto é “fundamental para o conhecimento que será a base do desenvolvimento de fármacos e vacinas”.

Bolsista pelo Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Torezani pretende, com a oportunidade, contribuir para a criação de uma rede de pesquisa no país, “para que a comunidade acadêmica tenha mais facilidade de acesso e desenvolvimento de conhecimento em território nacional, contribuindo para a saúde pública junto com a população no combate à pandemia”.

Sandra von Zeidler, coordenadora do PPG em Biotecnologia da Ufes, elogiou o Programa da CAPES e adiantou que a instituição já lançou edital para o processo seletivo de um bolsa de doutorado. “Esta iniciativa é muito importante, considerando a urgência, pois estimula os estudantes a prosseguirem seus estudos, além de garantir condições básicas de moradia e alimentação para manutenção individual durante este período de crise sanitária e econômica”.

Programa de Combate a Epidemias
Iniciado em março, o Programa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. A iniciativa é voltada para programas de mestrado e doutorado.

Duas dimensões estruturam o Programa: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Na etapa inicial, 1.150 bolsas emergenciais imediatas apoiaram áreas de Saúde (850 auxílios), Exatas, Engenharias, Tecnologias e Multidisciplinares (300 benefícios). Também fez parte da primeira fase o edital nº 09/2020, que convocou até 30 projetos para o repasse de 900 bolsas e R$345 mil de custeio. Já a segunda etapa selecionou 57 projetos, que receberão 550 bolsas e R$200 mil para despesas.

Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes do três editais:
CAPES - Epidemias - Edital nº 09/2020
CAPES – Fármacos e Imunologia - Edital nº 11/2020
CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos - Edital nº 12/2020

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES 

Compartilhe o que você leu