Notícias Metodologia do Qualis Referência é apresentada aos coordenadores
Avaliação

Metodologia do Qualis Referência é apresentada aos coordenadores

Publicado: Terça, 30 Junho 2020 18:52 , Última Atualização: Terça, 30 Junho 2020 18:52

Representantes das 49 áreas de avaliação acompanharam a exibição do modelo. Benedito Aguiar, presidente da CAPES, participou do encontro virtual.

30062020 FOTO DENTRO MATERIA

Os coordenadores das 49 áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acompanharam nesta terça-feira, 30, a apresentação da metodologia do Qualis Referência. A reunião on-line teve a participação do presidente, Benedito Aguiar.

A metodologia permitirá melhorar a linha de comparação entre as áreas, tendo em vista que o modelo será padrão. Para o Colégio de Humanidades, estão sendo feitas simulações com o uso do indexador h5 do Google.

“A construção do Qualis Referência tem sido objeto de um importante diálogo entre as diversas áreas de avaliação e a continuidade do debate, certamente, é fundamental para os refinamentos que se fazem anda necessários, a exemplo da definição das áreas mãe”, afirma Aguiar.

O tema é debatido desde 2015, quando foi instituído o primeiro grupo de trabalho. Aguiar espera que a metodologia seja implementada em breve: “Embora já haja um certo consenso entre as áreas, consideramos fundamental retomar a discussão acerca do Qualis Referência, no âmbito dos Colégios da CAPES, com a expectativa de que possamos alcançar a desejada convergência para a sua devida implantação no presente quadriênio”.

O Qualis Referência foi testado no Seminário de Meio Termo no ano passado. O novo modelo deve ser analisado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior para ser utilizado na Avaliação Quadrienal em 2021.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu