Notícias Tese sobre partidos dos EUA recebe prêmio especial da Fulbright
Prêmio CAPES de Tese

Tese sobre partidos dos EUA recebe prêmio especial da Fulbright

Publicado: Terça, 27 Novembro 2018 13:26 , Última Atualização: Terça, 27 Novembro 2018 13:26

A tese "Política externa Americana no Pós-Guerra Fria: como se posicionam Democratas e Republicanos", de Flávio Contrera, venceu o prêmio Fulbright-CAPES de Tese 2018. O anúncio foi feito hoje, 27. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o autor vai ganhar uma bolsa de pós-doutorado nos Estados Unidos. Confira o resultado.

O prêmio Fulbright-CAPES destaca o melhor trabalho de doutorado que evidencie a amplitude e a profundidade das relações Brasil-Estados Unidos.

Defendida em 2017 sob orientação de Maria do Socorro Sousa Braga, a tese também recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2018. O argumento principal do trabalho é que, depois da Guerra Fria, a política externa dos EUA se configurou como uma espécie de jogo ou um conjunto de jogos em um espaço de competição partidária. Segundo Contrera, os partidos nos EUA empregam estratégias centrípetas/moderadas, ou centrífugas/ideológicas ao tentar vitórias políticas.

Prêmio CAPES de Tese
Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento.
Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright.

Por fim, há a entrega do Grande Prêmio CAPES de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da Ciência (científica, saúde e humanas).

Leia também:

Prêmio CAPES seleciona melhores teses defendidas em 2017

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu