Notícias Ciência é 10!: coordenadores iniciam sua capacitação
C10

Ciência é 10!: coordenadores iniciam sua capacitação

Publicado: Segunda, 26 Agosto 2019 17:52 , Última Atualização: Segunda, 02 Setembro 2019 13:37

C10

Professores de ciências de todas as regiões do país poderão se inscrever, a partir de setembro, nos processos seletivos do programa Ciência é 10! (C10!), especialização voltada àqueles que lecionam a disciplina no segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para definir as estratégias relativas à organização do curso, representantes de instituições de ensino superior participam de uma capacitação de dois dias, 26 e 27/8, na Universidade de Brasília (UnB).

Na abertura, nesta segunda-feira, os participantes conheceram o histórico do Programa e seus principais objetivos antes de iniciarem os debates sobre o cronograma de implementação. “É um momento muito importante e único, exatamente para que os responsáveis pelas equipes que vão aplicar o curso possam ter uma ideia geral sobre a estrutura e as metodologias que o curso tem” ressalta Ducinei Garcia, professora titular do departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do comitê técnico de avaliação pedagógica do C10!.

 MG 0029

“A parte tecnológica já está toda pronta. A questão mais importante agora é a ambientação dos professores a esse novo instrumental tecnológico, que faz com que o programa tenha uma dinâmica diferenciada”, destaca Luiz Lira, coordenador-geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da CAPES. O curso, oferecido na modalidade de ensino a distância, será dividido em três módulos, com uma carga total de 480 horas. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2020.

C10!

O Ciência é 10! integra o Programa Ciência na Escola, que engloba ações dos Ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa pretende melhorar a qualidade das aulas de ciências nas escolas públicas.

O C10! é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal por meio da modalidade de ensino a distância. A oferta de vagas da UAB é voltada, prioritariamente, aos professores da rede de educação básica.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu