Minter e Dinter

Publicado: Quarta, 11 Setembro 2019 13:57 , Última Atualização: Quarta, 11 Setembro 2019 13:57

O que são os projetos Minter e Dinter?
Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) são turmas de mestrado e de doutorado acadêmicos conduzidas por uma instituição promotora nacional nas dependências necessariamente de uma instituição de ensino e pesquisa receptora.

Turmas Fora de Sede são turmas de mestrado e de doutorado profissionais conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu obrigatoriamente nacional e avaliado pela CAPES fora das dependências dessa instituição.

Por visar regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa, as turmas de Minter e Dinter promovem maior grau de qualificação dos recursos humanos, tendo por objetivo principal viabilizar a formação de mestres e doutores para atuação em docência e/ou pesquisa, além de subsidiar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu; auxiliar no fortalecimento de grupos de pesquisa; e promover a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa.

As Turmas Fora de Sede, por sua vez, objetivam qualificar recursos humanos para atuação no mercado de trabalho; atender demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas das organizações públicas e privadas; contribuir para o aumento da produtividade e competitividade das organizações brasileiras; e promover a cooperação entre instituições acadêmicas e não acadêmicas.

Cada programa promotor poderá cadastrar apenas um de cada tipo de turma na Plataforma Sucupira. Isto é, cada programa acadêmico pode cadastrar na Plataforma e ser responsável pela condução, concomitantemente, de uma turma Minter e uma turma Dinter.

O Ofício circular nº 5/2018-DAV/CAPES orienta a apresentação e acompanhamento de turmas Minter e/ou Dinter e de Turmas Fora de Sede, acesse em:
https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/23032018-Oficio-Circular-n-5.pdf

Compartilhe o que você leu