Bolsas/Estudantes Programas estratégicos Programas estratégicos encerrados Programa Demandas Espontâneas e Induzidas - PDES

Programa Demandas Espontâneas e Induzidas - PDES

Publicado: Quinta, 22 Novembro 2018 14:05 , Última Atualização: Quinta, 04 Abril 2019 12:26
“Informamos que a Portaria nº 251, de 09 de novembro de 2018, que regulamenta o Programa Demandas Espontâneas e Induzidas – PDES, foi revogada por decisão da Capes. Informamos que as inscrições realizadas antes da revogação seguirão as etapas do processo seletivo conforme descrito no regulamento do programa.”

Tipo de programa

  • Projeto de Pesquisa
  • Bolsa Individual
  • Auxílio para participação em eventos no exterior

Objetivo

O Programa visa à seleção de propostas de projetos ou candidaturas individuais apresentadas por pesquisadores ou estudantes vinculados a Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa brasileiros públicos e privados conforme as seguintes linhas de ação:

I. Inserção Internacional de Pesquisadores: apoio para participação do Brasil em oportunidades ímpares de estudos e pesquisas internacionais a fim de obter resultados para questões de interesse mundial ou garantir a participação do Brasil em assuntos relevantes no âmbito da Ciência, Cultura, Educação, Sociedade, Saúde e outras áreas relevantes para o país.

II. Reinserção de Pesquisadores: apoio para reinserção de pesquisadores de destacada produção científica após períodos de afastamento da vida acadêmica e científica associado a cargos de gestão cuja atuação represente uma contribuição relevante no âmbito da Ciência, Cultura, Educação, Sociedade, Saúde e outras áreas relevantes para o país.

III. Demanda Estratégica: apoio para financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas de atuação prioritárias para a CAPES em parceria e com cofinanciamento.

IV. Ajuda Emergencial: apoio em situações de crise para permitir a continuidade de pesquisas interrompidas ou em vias de cancelamento em função de desastres naturais ou não, casos fortuitos e situações fora do controle do pesquisador.

V. Demanda Induzida:

  1. Apoio para financiamento de projetos de iniciativa da Diretoria Executiva para induzir áreas incipientes de pesquisa e pós-graduação bem como a diminuição de desequilíbrios regionais.
  2. Apoio para financiamento de projetos e iniciativas que têm por objetivo subsidiar a formulação de Políticas para a CAPES.

Benefícios por tipo de fomento

Benefícios

Para Projeto:

I. missão de trabalho (viagens de curta duração no âmbito de projetos de pesquisa);

II. bolsas de estudos no exterior e benefícios correlatos;

III. bolsas de estudos no Brasil e benefícios correlatos, para brasileiros ou estrangeiros residentes no exterior;

IV. recursos para manutenção de projeto; 

V. recursos de capital.

 

Para Candidaturas Individuais:

I. bolsas individuais no exterior e benefícios correlatos;

II. bolsas individuais no Brasil para residentes no exterior; 

III. auxílio para participação em eventos no exterior para pesquisadores atuantes no Brasil.

Inscrição

  • As inscrições serão gratuitas e admitidas pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição na seção “Links disponíveis” na presente página. Deverão ser observados os documentos necessários para a inscrição no Anexo II da Portaria CAPES nº 251, de 9 de novembro de 2018.
  • Será aceita apenas uma única proposta por Programa de Pós-Graduação e proponente a cada 6 (seis) meses.
  • O prazo para divulgação do resultado da seleção das propostas em fluxo contínuo é de até 06 (seis) meses contados a partir da data de submissão da candidatura.
  • O proponente não poderá acumular coordenação de projeto do PDES enquanto coordena projeto em outro programa no âmbito na Capes.
  • A CAPES não se responsabilizará por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Links disponíveis

Contato

  1. Na CAPES: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  2. Após a concessão, via Linha Direta
  3. Acompanhamento pelo Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

 

Portaria e Regulamento PDES

Documentos para download
21/11/2018 Portaria nº 258, de 26 de novembro de 2018 - Dispõe sobre a reestruturação do Programa Demandas Espontâneas e Induzidas - PDES, para seleção de propostas no âmbito da CAPES e aprova o Regulamento do Programa. N/D PDF
186kb
N/D
13/11/2018 Portaria nº 251, de 09 de novembro de 2018 - Dispõe sobre a reestruturação do Programa Demandas Espontâneas e Induzidas - PDES, para seleção de propostas no âmbito da CAPES e aprova o Regulamento do Programa. N/D
PDF
500kb
N/D

Portarias Complementares

Documentos para download
04/04/2019 Portaria nº 59, de 20 de março - Revoga a Portaria nº 251, de 09 de novembro de 2018, que dispõe sobre a reformulação do Programa Demandas Espontâneas e Induzidas no âmbito dos programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. N/D PDF
198kb
N/D
17/01/2019 Portaria nº 289, de 28 de dezembro de 2018 - Estabelece as modalidades de bolsas de estudos no exterior e no Brasil fomentadas no âmbito das ações e programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. N/D

PDF
561kb

N/D
01/06/2018 Portaria nº 125, de 29 de maio de 2018 - Estabelece as modalidades de bolsas de estudos no exterior e no Brasil fomentadas no âmbito das ações e programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. N/D PDF
255kb
N/D
17/01/2018 Portaria nº 08, de 12 de janeiro de 2018 - Aprova o Regulamento Geral para Projetos Internacionais. N/D PDF
252kb
N/D 
07/05/2013  Portaria nº 47 de 30 de abril de 2013 - Regulamento relativo ao Apoio a Eventos no Exterior (AEX). N/D PDF
54kb
 N/D

Documentos vigentes

Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
17/12/2018 Termo de Compromisso do Coordenador N/D PDF
86kb
 N/D     
17/12/2018 Termo de Compromisso do Bolsista Exterior N/D PDF
103kb
N/D
17/12/2018 Termo de Compromisso do Bolsita no País N/D PDF
148kb
N/D
Compartilhe o que você leu