Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
28/03/2025
Durante a roda de conversa promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre mulheres nos espaços de poder e decisão, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, ressaltou a relevância da implementação de políticas de equidade para incentivar jovens meninas a se interessarem por ciência. A gestora citou o fenômeno do “efeito-tesoura”, que ocorre no Brasil, onde, apesar das mulheres serem maioria nas matrículas de graduação e de pós-graduação, apenas 45% das pesquisadoras são do gênero feminino, e elas são minoria entre professores das universidades. Por parte da CAPES, Denise citou ações que buscam mudar essa realidade, como o Comitê Permanente de Equidade de Gênero e o Programa Abdias Nascimento.
28/03/2025
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, prestigiou a abertura da 1ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Educação (FNE) de 2025, realizada na sede da Fundação. A gestora lembrou a importância do colegiado, que completa 15 anos, para garantir a implementação plena do Plano Nacional de Educação (PNE) e para fazer frente a ações que flertam com o desmonte de políticas educacionais. Durante dois dias, os integrantes participarão de debates nas comissões especiais de Monitoramento e Sistematização, e de Mobilização e Divulgação. Além disso, serão feitos encaminhamentos para a construção dos Planos Estaduais, Distrital e Municipais de Educação.
27/03/2025
A CAPES realizou a primeira reunião do Comitê de Governança para a Gestão Orçamentária e Financeira (CGGOF), instituído em 25 de fevereiro deste ano. O colegiado é responsável por acompanhar o tema com o objetivo de auxiliar a Presidência da Fundação nas decisões estratégicas relativas ao planejamento e à execução do orçamento para otimizar resultados da agência. O encontro teve a participação da Presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, da chefe de Gabinete e dos diretores da Fundação. O Comitê, presidido pela diretora de Gestão, Luciana Gottschall, e que terá reuniões mensais, vai também avaliar cenários, redefinir prioridades para a alocação do orçamento e divulgar decisões no âmbito da CAPES.