Portal do Governo Brasileiro

O programa

Diário de bordo

As Ciências do Mar ganharam um novo espaço de divulgação: o "Diário de Bordo". Aqui, serão compartilhadas as mais recentes iniciativas da área, realizadas com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de seus programas e editais de fomento à pesquisa.

Para inaugurar esse espaço, a mestre em Divulgação Científica e Cultural, Cristiane Delfina Santos Duarte, selecionada pelo programa IODP/CAPES-Brasil para atuar como agente de divulgação da expedição 369, conta suas primeiras impressões ao embarcar no JOIDES Resolution, navio de pesquisa que será sua nova casa nos próximos dois meses.

Cristiane é a primeira agente de divulgação brasileira a embarcar numa expedição do programa IODP e mostrará, por meio de textos, vídeos e fotos a rotina em um navio de pesquisas científicas de alta tecnologia com pesquisadores de 23 nacionalidades, trabalhando 24 horas para compreender as dinâmicas do planeta.

 

IODP/CAPES – Brasil

O Brasil, por intermédio da CAPES, é membro do IODP – International Ocean Discovery program. Trata-se de um programa de cooperação internacional em pesquisa marinha que explora a história e a dinâmica da Terra registradas em sedimentos e rochas do fundo do mar e, também, monitora ambientes de sub-superfície. É um consórcio de 25 países que colaboram para o programa.

Para coletar amostras em águas profundas é utilizado um navio com tecnologia para perfuração oceânica, o JOIDES Resolution. O plano científico do programa IODP 2013 – 2023 inclui os temas: Mudança climática e oceânica; Biodiversidade e forças ambientais dos ecossistemas no fundo do mar; Impactos no meio-ambiente da superfície terrestre do fundo do mar; E Terra em Movimento – processos e riscos na escala de tempo humana.