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Mestrados Profissionais para Professores da Educação Básica - PROEB

Publicado: Quarta, 10 Janeiro 2018 15:51 | Última Atualização: Sexta, 20 Julho 2018 19:31

Os Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica - ProEB tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, em conformidade com a política do Ministério da Educação – MEC, mediante apoio às instituições de ensino superior (IES) ou rede de instituições associadas do País, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica.

O apoio da CAPES dar-se-á mediante a concessão de bolsas e fomento aos cursos de Mestrado Profissional do ProEB, nas modalidades presencial e a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, da seguinte forma:

  1. As bolsas serão concedidas e pagas diretamente aos professores em efetivo exercício da educação básica pública regularmente matriculados em cursos de Mestrado Profissional do ProEB e cujo trabalho acadêmico tenha como objeto a educação básica;
  2. Os recursos de fomento destinados ao custeio das atividades acadêmicas de cursos de Mestrado Profissional do ProEB serão calculados conforme a Portaria 61 repassados ao respectivo Programa de Pós-Graduação (PPG) ou ao gestor nacional da rede.
 

Objetivos

O PROEB tem como finalidade a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da Educação Básica Pública Brasileira, à medida que:

  • Promove a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação stricto sensu, nas áreas da Educação Básica Brasileira;
  • Institui uma rede nacional para oferta de programas de mestrados profissionais promovidos por instituições de ensino superior públicas brasileiras de notória tradição na área de formação de professores e que sejam partícipes do Sistema Universidade Aberta do Brasil
  • Valoriza as experiências advindas da prática do professor ao mesmo tempo que colabora, através dos trabalhos realizados, para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas que ensejam a melhoria do desempenho de aprendizagem dos alunos;
  • Cria uma rede de reflexão sobre a realidade do Ensino Básico Público Brasileiro apontando perspectivas de mudanças e respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.
 

Instituições participantes

Instituições Públicas de Ensino Superior, integrantes do Sistema UAB e Instituições Públicas de Ensino Superior que objetivam integração à UAB, credenciadas pelo MEC.

Público alvo do curso

Docentes das redes públicas de educação básica que estejam em efetivo exercício, ou seja, atuando em sala de aula, durante todo o período do curso.


Documentos relacionados
24/03/2017 Portaria nº 61, de 22 de março de 2017 - Define critérios de concessão de bolsas e pagamento de custeio a docentes regularmente matriculados e em efetiva regência nas redes públicas de ensino nacionais vinculados aos Programas de Mestrado Profissional em Rede custeados pela CAPES. (PROEB) (formato PDF 68kb)

Clique para acessar o site de cada curso:

PROFCIAMB - Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais para Professores de Ensino Básico 

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

ProFis - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física — MNPEF

Profletras - Programa de Mestrado Profissional em Letras

ProfArtes - Programa de Mestrado Profissional em Artes

ProfHistória - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

PROFQUI – Mestrado Profissional em Química

PROFilo – Mestrado Profissional em Filosofia

PROFSOCIO – Mestrado Profissional em Sociologia

PROFEDFÍSICA - Mestrado Profissional em Educação Física (Página em construção)

ProfÁgua - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - Programa específico da Agência Nacional de Águas

 
 
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