Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Básica > Programa de Cooperação Internacional STEM
Início do conteúdo da página

Programa de Cooperação Internacional STEM

Publicado: Sexta, 06 Março 2015 10:42 | Última Atualização: Sexta, 17 Abril 2015 07:52

O Programa de Cooperação Internacional STEM (sigla para Science, Technology, Engineering and Mathematics) é uma nova ação da Capes, em parceria com Conselho Britânico/Fundo Newton para promover a mobilidade e o intercâmbio de docentes e pesquisadores responsáveis pelo ensino de ciências, tecnologias, engenharia e matemática de países emergentes ao Reino Unido.

A ação visa à troca de conhecimentos entre docentes e pesquisadores para incentivar a inovação curricular e a criação de novas estratégias na formação de professores da educação básica nas áreas de ciências e matemática.

O Programa é dividido em duas etapas: (a) a participação em atividades de imersão no Reino Unido, e (b) a realização de atividades de disseminação do conhecimento, após o retorno ao Brasil, com a aplicação de um plano de formação de professores alinhado às temáticas do STEM.

Proponentes

Na primeira edição do Programa, em 2015, podem submeter proposta docentes de ensino superior que atuam como coordenadores de projeto ou de subprojeto vigente no Programa Novos Talentos da Capes, nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática. Será aceita apenas uma proposta por projeto do Programa Novos Talentos.

Financiamento

Pela Capes, o Programa prevê o financiamento dos seguintes benefícios:

  1. Auxílio no valor de £250 (duzentas e cinquenta libras), pago diretamente a cada participante antes da viagem ao Reino Unido;
  2. Financiamento no valor de até R$ 24.000,00, a ser pago após o retorno ao Brasil, para ser aplicado nas atividades de disseminação do STEM.

Pelo Conselho Britânico/Fundo Newton, serão custeados:

  1. Passagem aérea internacional – ida e volta para o Reino Unido – em classe econômica;
  2. Hospedagem com pensão completa;
  3. Seguro saúde;
  4. Deslocamentos internos no Reino Unido.

Como participar

As propostas deverão ser submetidas por meio do Sistema Integrado Capes – SICAPES (http://stem.capes.gov.br), conforme normas e cronograma do Edital de seleção.

Informações

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser solicitados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página