Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
19/02/2025
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da solenidade de posse do novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o professor Carlos Henrique de Carvalho. A cerimônia foi realizada na sede do Ministério da Educação, em Brasília, e contou com a presença do ministro Camilo Santana, que reforçou o compromisso do governo com a autonomia das instituições e com o respeito à democracia. Graduado em História, mestre em Educação e doutor em História Econômica, o dirigente da universidade mineira presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de 2020 a 2022.
19/02/2025
A CAPES promoveu, nos dias 18 e 19 de fevereiro, o Seminário de Acompanhamento dos Projetos do Programa de Extensão na Pós-Graduação (Proext-PG), realizado em parceria com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). Coordenadores de projetos e pró-reitores de 43 instituições de ensino superior da Região Sul apresentaram e discutiram o andamento das atividades. O investimento total é de R$ 90,4 milhões em 191 propostas de todo o País. Pela CAPES, participaram do evento realizado na Udesc, em Florianópolis (SC), o diretor de Programas e Bolsas no País, Luiz Antonio Pessan, o coordenador-geral de Fomento a Ações Estratégicas, Júlio Piffero, e o analista em Ciência e Tecnologia, Leonardo Ângelo.
18/02/2025
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da cerimônia de entrega do Prêmio Camões no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento foi conduzido pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal. A escritora mineira Adélia Prado, de 89 anos, foi a agraciada nesta edição da premiação, criada em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal e considerada a mais alta honraria literária da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ao lado da presidente da CAPES, estiveram presentes os presidentes da Fapesp, Marco Antonio Zago, e do CNPq, Ricardo Galvão.