Prêmio CAPES de Tese Notícias pct Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes

Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes

Publicado: Terça, 11 Dezembro 2018 15:41 , Última Atualização: Quarta, 09 Janeiro 2019 15:39

Área

 Ciências da Religião e Teologia

Tese

 Por uma Teologia Ficcionnal: a (des)contrução teológica na reescritura bíblica de José Saramago

Orientadora

 Maria Clara Lucchetti Bingemer

Programa

Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-RIO

Entrevista

Um escritor abertamente ateu que publica romances sobre figuras do cristianismo está produzindo literatura ou teologia? Essa pergunta permeia a tese Por uma teologia ficcional: a (des)construção teológica na reescritura bíblica de José Saramago, de Marcio Cappelli. Doutor em Teologia pela PUC-RIO, Marcio se dedica ao escritor português desde a graduação. Sua tese foi uma das vencedoras do Prêmio CAPES de Tese 2018.

De que trata sua tese?
Minha tese estuda a teologia na literatura de José Saramago. Ele era um escritor abertamente ateu que produziu obras sobre figuras importantes do cristianismo: O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Caim – este, o último romance publicado em vida pelo autor. Nessas obras existem indícios de que ele desenvolve uma teologia ficcional, independente e crítica. Essa construção é o que eu busquei evidenciar.
Fale sobre o seu interesse pelo tema.
Meu interesse por Saramago existe há anos: estudei o autor na graduação e no mestrado. Tenho muito interesse na interface entre literatura e teologia, um campo interdisciplinar chamado teopoética.

Como foi o processo de elaboração do trabalho?
Na tese, eu estudo as tensões teológicas em O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Caim. Recorri a estudos que abordam Saramago tanto pela perspectiva literária quanto pela da Ciência das Religiões. Também fiz um período de doutorado-sanduíche em Portugal.

Qual é o impacto social da pesquisa?
Creio que a consequência do estudo seja levar a Teologia a repensar seu próprio discurso. Quando penso na Teologia como tarefa pública, não no sentido confessional, vejo que a literatura pode aproximar a Teologia da cultura, da sociedade.

O que significa ganhar o Prêmio CAPES?
Para mim, foi uma honra e uma surpresa. Apesar de me dedicar muito, não esperava que a tese fosse premiada.

Quais serão seus próximos passos?
Minha intenção é publicar, dar visibilidade ao trabalho.

 

(Brasília – Lucas Santana para CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu