Prêmio CAPES de Tese Notícias pct Dr. Rangel Baldasso

Dr. Rangel Baldasso

Publicado: Terça, 11 Dezembro 2018 15:53 , Última Atualização: Quarta, 09 Janeiro 2019 15:27

Área

 Matemática / Probabilidade e Estatística

Tese

 Decoupling and noise sensitivity for models with conservative dependencies

Orientador

 Augusto Quadros Teixeira

Coorientador

 Daniel Ahlberg

Programa

Programa de Pós-Graduação em Matemática do IMPA

Entrevista

Fez mestrado e doutorado em matemática. O primeiro, na Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o segundo, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. Atualmente faz pós-doutorado na Universidade de Bar-Ilan, em Israel. Sua tese “Decoupling and noise sensitivity for models with conservative dependencies” foi uma das vencedoras do Prêmio CAPES de Tese 2018.

De onde surgiu o interesse em trabalhar com o tema da sua tese?
O tema inicial da minha tese foi sugerido pelo meu orientador Augusto Teixeira. Ele partiu de assuntos com os quais eu já tinha um pouco de familiaridade, por causa do meu mestrado, e fomos trabalhando a partir daí.

Como foi o processo de formulação da tese?
A ideia era trabalhar com modelos que se originaram no estudo de mecânica estatística. O que queríamos fazer era entender o decaimento das dependências espaciais de certos modelos.

Se você fosse explicar para uma pessoa leiga o que você estudou no doutorado, o que diria?
Eu estudei modelos matemáticos que apresentam alguma forma de dependência. Um exemplo é a variação da temperatura no tempo: se um copo de água está quente agora, passado pouco tempo, ele ainda vai estar quente. Por outro lado, se ele estiver frio, ele não vai esquentar sozinho. Esse é um exemplo de dependência, mas eu estudei modelos mais simples.

Qual o impacto social da sua pesquisa?
Trata-se de um trabalho mais teórico, então é um pouco difícil descrever algum impacto social para ele. O tipo de pergunta que tentamos responder constitui um passo no entendimento de modelos que são simplificações para alguns processos físicos.

O que representa receber o prêmio CAPES de tese?
Acredito que é um reconhecimento importante para o meu trabalho como cientista e que serve como confirmação de que o que eu tenho interesse em estudar também desperta interesse em outras pessoas da comunidade científica.

 

(Brasília – Lucas Brandão para CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu