Notícias Programa de cooperação científica do Brasil e França completa 40 anos
PARCERIA INTERNACIONAL

Programa de cooperação científica do Brasil e França completa 40 anos

Publicado: Segunda, 20 Mai 2019 18:51 , Última Atualização: Quinta, 23 Mai 2019 09:13

Foto 1

Criado há 40 anos, o programa de parceria entre CAPES e Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) está sendo discutido em seminário que se encerra nesta terça-feira, 21, em Recife (PE). A iniciativa abrange todas as áreas de conhecimento com o objetivo de desenvolver e fortalecer as cooperações científicas e as relações entre centros de pesquisa e universidades brasileiras e francesas, por meio de projetos de excelência comuns que apoiem a mobilidade de pesquisadores e estudantes, promovendo a internacionalização entre os países.

A cerimônia de abertura, neste domingo, contou com a presença de Anderson Correia, presidente da CAPES, Anísio Brasileiro, reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bernard Dreyfus, presidente do Cofecub, Michel Miraillet, embaixador da França no Brasil, entre outras autoridades. Nesta segunda-feira, Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais da CAPES, participou da mesa de debate “CAPES-Cofecub: 40 anos depois. Onde estamos?”.

Foto 2

O seminário é organizado pela UFPE. Também participam coordenadores dos projetos CAPES/Cofecub, pesquisadores e pós-graduandos. O programa é um acordo de cooperação interuniversitária, assinado em 1979, que tem como parceiros institucionais, no Brasil, a CAPES , e, na França, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, representados pelo Cofecub.

O programa incentiva a formação de equipes interdisciplinares, a associação com empresas e atores sociais, a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade, mediante patentes e publicações conjuntas.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu