Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Alunos de países sul-americanos concluem doutorado com bolsas da Capes
Início do conteúdo da página
PEC-PG

Alunos de países sul-americanos concluem doutorado com bolsas da Capes

Publicado: Terça, 10 Novembro 2015 10:35 | Última Atualização: Segunda, 06 Junho 2016 12:15

Ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro as defesas de tese de doutorado dos alunos Diana Magaly Correa Valero e Guido Aguila Grados. Agora doutores, os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) concluíram o curso de doutorado por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), financiado pela CAPES.

Provenientes de Peru e Colômbia, os alunos permaneceram os quatro anos estudando no PPCJ/UNIVALI e, as temáticas de suas teses, relacionadas aos seus países de origem, possibilitaram o intercâmbio cultural entre alunos e professores.

10112015-Materia-PEC-PG-Diana

Guido Aguila Grados defendeu a tese sob o título "A Proteção dos Direitos Fundamentais dos povos indígenas nômades: analisando o caso dos povos indígenas transfronteiriços da Amazonia peruana-brasileira." Diana Magally Correa Valero defendeu a tese sob o título "Transnacionalidad y mineira en las áreas protegidas de Colombia."

O PEC-PG possibilita a alunos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia visando o aumento de qualificação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

10112015-Materia-PEC-PG-Guido

Guido e Diana não foram os primeiros alunos do PEC-PG a se formar no programa de pós-graduação da universidade. Em 2007, Ademar Gume Tembe, natural de Moçambique, defendeu sua dissertação com o tema Barragem de Cahora Bassa – Relação Portugal/Moçambique: Implicações Ambientais e Jurídicas. Em 2014, Amadeu Elves Miguel, também natural de Moçambique, concluiu o curso de mestrado em Ciência Jurídica com bolsa PEC-PG e defendeu a dissertação sob o título "Direitos Humanos, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento - Aproximações e Interdependência em face dos Mega-Projetos em Moçambique".

PEC-PG
O PEC-PG tem mais de 30 anos e é fruto de uma parceria entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).O programa tem como objetivo formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.

Os candidatos selecionados recebem bolsa de doutorado, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica e auxílio deslocamento para vinda ao Brasil.

Saiba mais sobre o PEC-PG.

(Com informações da Univali)

Fim do conteúdo da página