Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Seminário internacional aborda desafios da produção científica
Portal de Periódicos

Seminário internacional aborda desafios da produção científica

Publicado: Sexta, 13 Novembro 2015 11:45 , Última Atualização: Terça, 17 Novembro 2015 11:10

O Seminário Internacional em comemoração aos 15 anos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) trouxe a Brasília na quarta-feira, 11, especialistas estrangeiros para debater os desafios da publicação e avaliação da produção científica.

13112015-palestrante-francis-staples-img-6846

Em uma primeira mesa-redonda sobre "Avaliação da Produção Científica", o diretor de vendas Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Francis Staples, trouxe a experiência à frente da maior organização profissional do mundo: são 430 mil membros em 160 países. "Queremos fazer o melhor para o mundo, fomentar a inovação tecnológica e excelência para o benefício da humanidade", definiu.

Staples lembrou que em 2015 também se comemoram os 15 anos da biblioteca digital IEEE Xplore, que tem mais de 200 periódicos e científicos e 100 milhões de downloads de artigos por ano. O diretor apresentou o crescimento da participação do Brasil na ferramenta, tanto no consumo, via Portal de Periódicos da Capes, mas também no papel de produtor, "é um feito importante da ciência brasileira, já que as taxas de rejeição de nossos periódicos são mais de 60% ao ano. É com esse rigor que estamos criando novos periódicos constantemente, sobre tópicos específicos. Acreditamos que a inovação é a chave para o crescimento da economia de hoje e queremos dar as ferramentas aos estudantes de engenharia hoje para se tornarem os inovadores de amanhã", concluiu.

13112015-patestrante-jeff-clovis-img-6877

Um dos responsáveis pela criação de uma das principais bases de dados da ciência mundial, Web of Science, o diretor de soluções globais da Thomson Reuters, Jeff Clovis, contou sobre a evolução da ferramenta ao longo dos anos e o novo cenário contemporâneo. "Estive presente ao longo dos 15 anos do Portal de Periódicos e como parte desse processo, temos percebido nos últimos anos o crescimento da ciência em diferentes países da Ásia e América Latina. A paisagem da pesquisa está evoluindo e queremos estar juntos desse processo, com uma perspectiva global e conteúdos regionais mais profundos. Nesse contexto, é importante reforçar nossos principais valores: a revisão por pares, práticas éticas de publicação e o menor espaço de tempo possível para acesso", definiu.

Sociedades Científicas
Outro debate que mobilizou a tarde do Seminário foi sobre o tema "O Futuro das Sociedades Científicas como Editoras". O norte-americano Steve Hansen relatou as atividades da Sociedade Americana de Química (ACS, em inglês) no tema. "A Divisão de Publicação da ACS pretende ser a fonte mais confiável do mundo do conhecimento para promover a química do futuro. Por isso, temos uma atenção especial ao impacto do que é publicado. Especialmente, hoje, quando a nossa sociedade se torna cada vez mais uma iniciativa global: 74% dos downloads são de fora do Estados Unidos, assim como 67% do que é publicado também é de fora dos EUA. Inclusive fundamos primeiro capítulo no Brasil, em maio de 2015 na Unicamp." (Saiba Mais) O membro da ACS também acredita que as transformações do cenário científico devem gerar mudanças significativas na maneira de fazer e publicar ciência no futuro. "O mundo está mudando rapidamente a cada dia, mas as trajetórias que estamos realizando hoje podem determinar os próximos passos. A proliferação de 'acesso livre' deve criar uma economia mista da informação científica. A tecnologia cria formas novas e inovadoras de comunicação e compreensão das descobertas científicas que deve completar espaços entre as disciplinas atuais, gerar um crescimento da colaboração e multidisciplinaridade."

13112015-palestra-15-anos-periodicos-img-6715

Representante de uma sociedade científica muito mais jovem, o canadense radicado no Brasil Taran Grant apresentou as conquistas e desafios da Sociedade Brasileira de Herpetologia, cujo objeto de estudo são anfíbios e répteis. "O Brasil é o 1º país do mundo em número de anfíbios e o 2º no número de répteis, por isso, acreditamos que ter um periódico aqui no Brasil sobre o assunto é muito importante. Agora estamos no décimo ano da revista, que sempre teve a intenção de ser internacional, com conteúdo 100% em inglês e 100% científico. Foram publicados 261 artigos com mais de 500 autores de 25 países, assim, acredito que estamos cumprindo os objetivos", definiu.

Entre os principais desafios da sociedade apontados por Taran, estão a competição com outros periódicos para conseguir os melhores artigos sendo uma associação tão jovem. "Temos então elaborado uma série de incentivos, como publicação sem custo, mesmo para não-associados, imagens coloridas sem custo, revisão do inglês de todos os artigos aceitos, sem custo e prêmio para artigos mais acessados", enumerou.

A experiência de publicação da Associação Americana de Psicologia (APA) foi relatada por Neil Lader. O norte-americano fez uma explanação sobre a ampla atuação da APA, os diferentes interlocutores da associação e o extenso número de publicações. "Em breve teremos cem diferentes periódicos publicados, além de livros e uma iniciativa específica para publicação de livros infantis, autoajuda para público geral."

Prêmio Emerald/Capes
Dentro das atividades do de aniversário do Portal de Periódicos, nesta quinta-feira, 12, houve a cerimônia de entrega do Prêmio Emerald/Capes, com o objetivo de estimular o acesso e o uso do Portal e de promover a pesquisa nas áreas de ciência da informação e ciência da administração e gestão. As premiações são no valor de U$ 3 mil.

13112015-premio-emerald-joao-img-6913

Na categoria Ciência da Informação, o vencedor foi o projeto de pesquisa "Cor@gem: a interação entre adolescentes com fibrose cística, acessibilidade e a inclusão social no uso das tecnologias de informação e de comunicação", realizado por Eliane Lourdes da Silva Moro, Paulo José Cauduro Marostica e Lizandra Brasil Estabel da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na categoria Administração e Gestão, o vencedor foi o projeto de pesquisa" Avaliação dos impactos sociais da implantação de abordagens descentralizadas como sistemas produto-serviço para o fornecimento sustentável de água potável no Brasil", realizado por Paulo Augusto Cauchick Miguel, Thayla Tavares de Sousa Zomer, Fernanda Hansch Beuren e Jaqueline Molinari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

13112015-premio-emerald-lizandra-img-6904

O prêmio é fruto da parceria da Capes com o Emerald Group Publishing Limited e aberto a todas as instituições usuárias do Portal de Periódicos. As escolhas dos vencedores foi direcionada às propostas que conciliem a disseminação do conhecimento com o desenvolvimento social aplicado à realidade brasileira. Acesse o resultado do prêmio.

Periódicos
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos foi criado em 2000 tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Conheça o Portal de Periódicos.

Saiba mais sobre o 15º aniversário do Portal de Periódicos:
Portal de Periódicos da Capes celebra 15 anos de existência
Capes e Natura lançam prêmio inovador

(Pedro Arcanjo)

Compartilhe o que você leu