Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Ex-Bolsista colombiana recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese
Início do conteúdo da página
PEC-PG

Ex-Bolsista colombiana recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese

Publicado: Quinta, 03 Dezembro 2015 10:32 | Última Atualização: Segunda, 06 Junho 2016 12:15

A bolsista colombiana do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) Diana Milena Galvis Soto recebeu menção honrosa na edição 2015 do Prêmio Capes de Tese com a tese de doutorado em estatística "Análise Bayesiana de modelos de regressão para dados de proporções na presença de zeros e uns", realizada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A pesquisadora é enfática ao afirmar a importância do programa em sua trajetória. "O PEC-PG mudou positivamente minha vida e a vida da minha família, sem essa bolsa eu não teria conseguido fazer o doutorado em estatística."

O período no país, de acordo com Diana, permitiu a ampliação e troca de conhecimento. "Posso dizer que a experiência no Brasil foi muito além do que eu imaginava. Participei de muitos eventos acadêmicos no país e assisti ao 9th Conference on Bayesian Nonparametrics em Amsterdam, em agosto de 2013. Publiquei três artigos em revistas internacionais e um capítulo em um livro publicado pela Chapman. Conheci muitas pessoas com as quais aprendi muito", ressalta

3122015-foto-bolsista-pecpg-01
A tese da bolsista colombiana foi realizada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Foto: Acervo Pessoal)

Cooperação Internacional
O doutorado no Brasil também foi marcado pela cooperação internacional. "Trabalhei com o professor Dipankar Bandyopadhay, que atualmente trabalha como professor associado em Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, e também trabalhei com o professor Luis Mauricio Castro, que trabalha na Universidad de Concepción, no Chile, além de professores brasileiros, como a professora Mariana Rodriguez Motta, do IMECC-UNICAMP, e outros professores da área da saúde. Todos estes trabalhos só foram possíveis pelo constante apoio do meu orientador Víctor Hugo Lachos Dávila, que é minha grande inspiração acadêmica, um grande pesquisador na minha área."

Hoje, a ex-bolsista atua como docente em uma universidade colombiana, fato que ela também diz estar relacionado aos trabalhos realizados em São Paulo. "É incontestável que minha experiência no Brasil impactou fortemente minha vida acadêmica, assim como minha pesquisa. As publicações realizadas durante este tempo e a formação que recebi foram base para conseguir ser professora concursada na Universidad del Quindío na Colômbia, na qual trabalho atualmente", afirma.

3122015-foto-bolsista-pecpg-02
Durante o intercâmbio na Unicamp, Diana realizou trabalhos com pesquisadores de outros países como Dipankar Bandyopadhay e Luis Mauricio Castro (Foto: Acervo Pessoal)

Tese
A tese "Análise Bayesiana de modelos de regressão para dados de proporções na presença de zeros e uns" é um trabalho que envolve matemática e odontologia. "O trabalho consiste no estudo de modelos de regressão que permitem analisar, entre outras coisas, proporções obtidas na retração gengival para cada tipo de dente: pré-molar, molar, canino e incisivo", explica Diana.

O aspecto de cooperação internacional está presente desde a origem do trabalho. "Esta tese foi motivada por um conjunto de dados sob doença periodontal em um estudo realizado na Medical University of South Caroline (MUSC), cujo objetivo é identificar fatores relacionados com ausência da doença, presença total da doença, assim como os fatores relacionados com a presença da doença. A estimação dos parâmetros, seleção de modelos e a análise de diagnóstico são desenvolvidas por meio de uma abordagem Bayesiana", conta.

Há planos para que a cooperação científica com pesquisadores brasileiros continue. "O desenvolvimento desta tese deixam
abertos muitos problemas que pretendo continuar trabalhando com o apoio do meu orientador e dos professores Marcos Prattes, da Universidade de Minas Gerais, e do professor Jorge Bazán, da USP de São Carlos", conta.

3122015-foto-bolsista-pecpg-03
Hoje, a ex-bolsista atua como docentena Universidad del Quindío na Colômbia (Foto: Acervo Pessoal)

PEC-PG
O PEC-PG tem mais de 30 anos e é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O programa tem como objetivo formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.

Saiba mais sobre o PEC-PG.

Prêmio Capes de Tese
O Prêmio Capes de Tese é outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas no país e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação. A premiação é constituída pelo Prêmio Capes de Tese e Grande Prêmio Capes de Tese, em parceria com a Fundação Conrado Wessel.

Saiba mais sobre o Prêmio Capes de Tese.

(Pedro Arcanjo)

Fim do conteúdo da página