Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Divulgada seleção de apoio a redes de pesquisa para recuperação da Bacia do Rio Doce
Início do conteúdo da página
Resultado preliminar

Divulgada seleção de apoio a redes de pesquisa para recuperação da Bacia do Rio Doce

Publicado: Sexta, 30 Dezembro 2016 10:38 | Última Atualização: Sexta, 30 Dezembro 2016 10:48

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 30, o resultado preliminar do edital para apoio a redes de pesquisa para recuperação da Bacia do Rio Doce. A iniciativa é fruto de parceria da Capes com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Agência Nacional de Águas (ANA). Veja matéria sobre a assinatura do acordo, firmado em janeiro deste ano.

Serão apoiados 15 projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de caráter interdisciplinar, desenvolvidos em rede, em diferentes instituições de ensino superior. Os projetos apoiados são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Vila Velha (UVV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara).

Foram selecionadas propostas visando à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu e a geração de conhecimento, tecnologias e processos tendo como objetivo a Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e ecossistemas associados, nas áreas temáticas do edital, relacionadas a seguir: Estudos Socioeconômicos; Uso do solo; Qualidade de vida; Áreas degradadas; Qualidade da água; Biota; Mata Atlântica; Ecossistemas de estuário; Redução de resíduos; Saneamento básico; Governança. Ver detalhamento de cada uma das áreas no edital.

Pelo edital, estão previstos recursos de custeio, capital e bolsas nas seguintes modalidades: Iniciação Científica; Mestrado; Doutorado; Pós-doutorado no País; e Desenvolvimento Tecnológico.

CCS/Capes

Fim do conteúdo da página