Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Plataforma recebe sugestões de temas para Fórum mundial da Água
Início do conteúdo da página
Fórum Mundial de Água

Plataforma recebe sugestões de temas para Fórum mundial da Água

Publicado: Quinta, 20 Abril 2017 16:20 | Última Atualização: Quinta, 20 Abril 2017 16:20

A Agência Nacional de Águas (ANA) está na organização do 8º Fórum Mundial da Água, evento que acontecerá pela primeira vez no Hemisfério Sul, em 2018, em Brasília. O Fórum reunirá especialistas, governantes, usuários e sociedade civil de todas as partes do mundo. Como uma inovação no processo de organização do evento, foi criada a plataforma online de consulta aberta Sua Voz para que pessoas do mundo todo colaborem e influenciem nas discussões do Fórum.

A ferramenta, aberta ao público em fevereiro de 2017, permite que cidadãos de qualquer lugar do planeta com acesso à internet compartilhem ideias, experiências e soluções com o objetivo de enriquecer os debates sobre os rumos da gestão dos recursos hídricos no mundo. Para votar, basta indicar os temas de preferência oferecidos na plataforma em cada uma das seis salas (Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas e Finanças) e temas transversais que permeiam todas as discussões.

As discussões online são coordenadas pela ANA em articulação com a secretaria e demais instâncias de organização do Fórum. A plataforma Sua Voz está disponível em português e inglês e conta com ferramenta de tradução para mais de 90 idiomas com o objetivo de fazer do 8º Fórum um evento plural e democrático, em alinhamento com o tema da próxima edição: “Compartilhando Água”.

8º Fórum

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos e promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos.

Essa edição do encontro será realizada e organizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente; pelo Governo do Distrito Federal e pelo Conselho Mundial da Água, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). As edições anteriores do Fórum Mundial da Água aconteceram em Marraquexe, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).

CAPES/ANA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atua em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) em editais e iniciativas de apoio à pesquisa de Recursos Hídricos e naturais.

Veja alguns programas em parceria com a ANA:

Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce

Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica - Projeto Água

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Mudanças Climáticas e seus Impactos sobre os Recursos Hídricos

(Com informações da ANA)

Fim do conteúdo da página