Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES participa da 69ª Reunião Anual da SBPC
Início do conteúdo da página
SBPC

CAPES participa da 69ª Reunião Anual da SBPC

Publicado: Sexta, 14 Julho 2017 15:43 | Última Atualização: Segunda, 17 Julho 2017 15:26

De 17 a 22 de julho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participa de diversas atividades da 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorre no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e apresenta o tema Inovação – Diversidade – Transformações. Aberta ao público, a Reunião Anual tem programadas mais de 240 atividades, entre exposições, conferências e apresentações artísticas.

Na segunda-feira, 17 de julho, o presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, participa da conferência Os desafios da pós-graduação. Também está prevista a participação de Baeta Neves na mesa-redonda Avaliação: Limites e Perspectivas, também no dia 17, e na sessão especial The German universities excellence initiative, na terça-feira, 18.

O diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes Sobrinho, fará parte da mesa-redonda A avaliação no Sistema Nacional de Pós-Graduação, no dia 17. Na quarta-feira, 18, a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da CAPES, Elenara de Almeida, ministrará a oficina Como utilizar o Portal de Periódicos da Capes. As ações integram o evento paralelo 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

ExpoT&C
A CAPES terá um estande para divulgação de programas, ações e esclarecimento de dúvidas. No espaço, bibliotecárias vão orientar usuários sobre o acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos da CAPES. Também haverá orientação sobre o uso do aplicativo Bolsista CAPES, disponível para uso em dispositivos expostos no estande.

A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. O público da ExpoT&C cresce anualmente com um trânsito diário de aproximadamente 6.000 visitantes.

Em Belo Horizonte, a ExpoT&C ocorrerá numa tenda climatizada de aproximadamente 6.000 m2. O ambiente, desenhado com os requintes voltados à atração da clientela, tem favorecido aos propósitos dos expositores, tanto para aqueles que utilizam o espaço para divulgar os programas de seus governos e agências, como é o caso das entidades governamentais, como para os que têm a pretensão de divulgação dos agregados tecnológicos relacionados aos seus serviços, processos e produtos.

Alguns dos tradicionais expositores da ExpoT&C são: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com todos os seus Institutos e Agências de financiamento (FINEP e CNPq), Ministério da Educação e sua agência CAPES, Ministério do Esporte, IPHAN, INMETRO, Ministério da Defesa (Marinha do Brasil, Exército e Aeronáutica), Sebrae, SENAI, Fundações de Apoio à Pesquisa dos Estados (como FAPESP, FAPEMIG, FAPEAM, FAPERJ), Fundação Bradesco, Governo Alemão Baden-Württemberg, MIT, Suframa, CLA, ITA, Petrobras, UNICAMP, UFRJ, entre outros.

Divulgação científica, arte e política
Desde 1948 é realizada a Reunião Anual da SBPC, um dos mais importantes fóruns brasileiros de difusão científica em todas as áreas do conhecimento e de debate sobre políticas para ciência e tecnologia. Participam do evento cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e o público em geral. Autoridades e gestores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país também comparecem à Reunião Anual, que ocorre em um estado brasileiro a cada ano, sempre em universidade pública.

Além da programação científica, durante o evento são realizadas diversas atividades paralelas: SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas sobre diversidade e discriminação); SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico); ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), SBPC Cultura (apresentações artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura). O Dia da Família na Ciência encerra a programação. Na semana anterior ao início da Reunião Anual, ocorre a SBPC Educação, com ações voltadas para a atualização de professores dos ensinos fundamental e médio.

Acesse a página da 69ª Reunião Anual da SBPC.

(CCS/CAPES)
Com informações do Portal de Periódicos e da SBPC

Fim do conteúdo da página