Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Conheça plataformas do que auxiliam profissionais de Farmacologia
Início do conteúdo da página
Portal de Periódicos

Conheça plataformas do que auxiliam profissionais de Farmacologia

Publicado: Quinta, 03 Agosto 2017 16:17 | Última Atualização: Quinta, 03 Agosto 2017 16:18

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza aos usuários diversas ferramentas voltadas à área da Farmacologia, importante ramo da Farmácia que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e respectivas classificações. Entre as principais ferramentas que compõem o acervo da biblioteca virtual da CAPES, os especialistas ligados ao setor encontram as plataformas SciFinder, Reaxys, Micromedex e Integrity. Todas elas podem ser localizadas na opção “Buscar Base” do Portal.

SciFinder
A base é um recurso de pesquisa online que cobre Química e áreas afins, agregando informações de mais de 60 autoridades de patentes, incluindo itens anteriores a 1907. A plataforma é projetada para auxiliar alunos, docentes, pesquisadores e profissionais em pesquisas e trabalhos acadêmicos, por meio de coleções que incluem a área de Farmacologia. O acesso à base requer cadastro prévio. O pesquisador precisa fazer um registro pessoal a partir de um computador conectado à rede da sua instituição de ensino. Saiba mais sobre o cadastro e sobre o SciFinder.

Reaxys
A ferramenta oferece informações sobre substâncias, reações químicas e patentes. É possível acessar revistas científicas desde 1771 e as principais patentes relacionadas desde 1889. O conteúdo da base permite simular reações químicas, comparando rendimentos e custos e a disponibilidade comercial dos compostos. Saiba mais sobre o Reaxys.

Micromedex
A plataforma contém informações sobre medicamentos, etiologia, patologia, epidemiologia, diagnóstico, tratamento, educação do paciente, referências bibliográficas e literatura relacionada. A Micromedex possui também um recurso que permite buscar medicamentos por marca, substâncias químicas por nome do produto ou sinônimo e outros itens, incluindo plantas e animas. Há ainda outra ferramenta que localiza drogas e interações potencialmente perigosas. Saiba mais sobre a Micromedex.

Integrity
Trata-se de uma ferramenta analítica que visa integrar informações relacionadas ao processo de desenvolvimento de novos fármacos. Integra dados biológicos, químicos e farmacêuticos de mais 450.000 compostos com atividade biológica demonstrada e mais de 235.000 registros de famílias de patentes. A ferramenta ainda oferece um módulo com informações para dar suporte à pesquisa de biomarcadores em qualquer estágio de pesquisa e desenvolvimento do fármaco, incluindo identificação de alvo, prova do mecanismo, prova de conceito, monitoramento do tratamento/segurança e mensuração do resultado. Saiba mais sobre o Integrity.

Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

(Fonte: Portal de Periódicos)

Fim do conteúdo da página