Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Prêmio reconhece pesquisadores na área de Ecologia e conservação da natureza
Início do conteúdo da página
VALE-CAPES

Prêmio reconhece pesquisadores na área de Ecologia e conservação da natureza

Publicado: Sexta, 04 Agosto 2017 12:38 | Última Atualização: Sexta, 04 Agosto 2017 13:20

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta sexta-feira, 4, o Edital nº 33/2017, referente ao Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação, que reconhece pesquisadores na área de Ecologia e conservação da natureza, inclusive tecnologias socioambientais. O Prêmio é constituído pelos prêmios Pesquisador Emérito de Tecnologia e Inovação VALE CAPES e Jovem Pesquisador de Tecnologia e Inovação VALE CAPES.

Inscrições
A pré-seleção das inscrições ocorrerá por meio de processo interno de inscrição e seleção de candidaturas, cuja responsabilidade será de dirigentes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), sociedades científicas e entidades empresariais. Após a indicação dos pesquisadores, os dirigentes de Instituições de Ciência e Tecnologia, sociedades científicas e entidades empresariais serão responsáveis pela inscrição, até o dia 26 de setembro de 2017.

Serão avaliados os memoriais, produtos e processos inovadores, que poderão ser constituídos por artigos científicos, livros e capítulos de livros, orientações em cursos de pós-graduação, participação em academias nacionais e internacionais, patentes e registros de patentes, prêmios e láureas recebidos. Os critérios de premiação serão constituídos por: originalidade do trabalho, e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado em novembro.

Premiação
Para o Prêmio Pesquisador Emérito de Tecnologia e Inovação Vale CAPES, o pesquisador selecionado receberá passagens aéreas e diárias para comparecimento na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 13 de dezembro; certificado e troféu; auxílio a ser concedido pela Vale no valor de R$ 100 mil; e bolsa com equivalência à bolsa de Pesquisador Visitante do Exterior (modalidade Doutor Sênior), concedida pela CAPES, ou bolsa mensal equivalente ao Estágio Sênior no exterior.

Na modalidade Prêmio Jovem Pesquisador de Tecnologia e Inovação VALE CAPES, o vencedor receberá passagens aéreas e diárias para comparecimento na cerimônia de premiação; certificado e troféu; auxílio a ser concedido pela Vale no valor de R$ 40 mil; e bolsa com equivalência à bolsa de Pesquisador Visitante do Exterior (modalidade Doutor Pleno), concedida pela CAPES.

Acesse o Edital.

(CCS/CAPES)

Fim do conteúdo da página