Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias EAE discute integração entre saúde animal e humana
ALTOS ESTUDOS

EAE discute integração entre saúde animal e humana

Publicado: Terça, 29 Agosto 2017 13:41 , Última Atualização: Terça, 29 Agosto 2017 13:41

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) sedia, de 6 a 14 de novembro de 2017, a Escola de Altos Estudos (EAE) One Health, One World. O curso reúne professores e pesquisadores renomados do exterior para realizar atividades sobre o tema saúde unificada (One Health). As inscrições podem ser feitas até 20 de outubro na página do evento, que será realizado no prédio da Coordenadoria de Educação a Distância da universidade.

Podem se inscrever nessa EAE alunos de pós-graduação e profissionais de diferentes áreas, como Nutrição, Biologia Animal, Microbiologia Agrícola, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Zootecnia, Medicina e Ciências da Saúde.

29082017 materia one health

O curso será composto de três grupos de atividades: aulas ministradas pelos professores convidados, períodos destinados a estudos pelos participantes e apresentação de seminários. Os pesquisadores convidados estarão disponíveis para consultas. Discussões e seminários serão avaliados, pois a EAE será registrada como disciplina de 3 créditos.

O curso é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV com o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem vagas limitadas.

One Health
O conceito de saúde unificada, ou One Health, preconiza que as saúdes humana, animal e ambiental devem ser tratadas como uma continuidade e não de forma isolada. Segundo essa perspectiva, a abordagem a questões de saúde deve ser preventiva e integrar diversas disciplinas, como ciências da terra, biologia, e ciências sociais.

A origem do termo remonta ao conceito de “medicina única” (One Medicine), cunhado em 1984 pelo veterinário estadunidense Calvin Schwabe. No livro Veterinary Medicine and Human Health, o cientista propôs que “as necessidades críticas do homem incluem a luta contra doenças, a garantia de alimentos suficientes, a qualidade ambiental adequada e uma sociedade em que prevalecem valores humanos”.

Pesquisas posteriores propuseram incluir a saúde do ecossistema na perspectiva de One Medicine. O conceito foi então expandido, resultando na abordagem One Health, segundo a qual as relações entre humanos, animais e meio ambiente são críticas para a saúde. Em 2007, o Brasil sediou um simpósio mundial sobre o tema da saúde unificada.

Escola de Altos Estudos
Iniciativa da CAPES para fomentar o intercâmbio de pesquisadores, a Escola de Altos Estudos é um curso de duração reduzida realizado mediante cooperação acadêmica internacional. O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos em programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Os cursos somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes.

Saiba mais sobre o conceito do One Health aqui.

(Brasília - CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu