Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Veleiro ECO é apresentado na SNCT de Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Ciências do Mar

Veleiro ECO é apresentado na SNCT de Santa Catarina

Publicado: Sexta, 27 Outubro 2017 12:05 | Última Atualização: Sexta, 27 Outubro 2017 14:07

Escolas de Florianópolis e de Biguaçu, em Santa Catarina, visitaram o Veleiro ECO, o primeiro veleiro de pesquisa desenvolvido e construído no Brasil. A iniciativa faz parte do projeto intitulado “Bons Ventos – Projeto e Construção de Veleiro de Pesquisa UFSC”, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

27102017 materia veleiro ECO 4253

Durante as visitas, as crianças tiveram uma aula sobre Oceanografia, conheceram a embarcação e equipamentos de pesquisa oceanográfica, viram amostras de plâncton e interagiram com uma exposição sobre lixo marinho. Organizada por representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Orestes Alarcon, Andrea Freire, Andrea Green e Alessandra Fonseca - com a participação de alunos da Oceanografia , Biologia e Engenharia Ambiental, além da Pró-reitoria de Pesquisa da instituição, as atividades relacionadas fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e aconteceram na Escola Náutica de Biguaçu, SC.

Veleiro ECO
Idealizado pelo professor Orestes Alarcon, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, e pela professora Andrea Freire, do Departamento de Ecologia e Zoologia da mesma universidade, o Veleiro ECO vem para suprir a escassez de instalações apropriadas para pesquisas oceanográficas brasileiras a bordo. A embarcação começou a ser construída em 2012, após aprovação do projeto em 2010.

27102017 materia veleiro ECO 1334

Além da CAPES, por meio do programa Ciências do Mar, outros órgãos de fomento como Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tiveram participação essencial no projeto.

27102017 materia veleiro ECO 2318

Outros eventos
De 13 a 17 de novembro, haverá, no estande da UFSC no Congresso Latino Americano de Ciências Marinhas (COLACMAR), em Balneário Camboriú/SC, uma exposição sobre o Veleiro ECO. Será dada ênfase ao projeto de construção do Veleiro, agências financiadoras do projeto e às pesquisas científicas já agendadas a bordo do Veleiro. Nos dias 21 e 22 do mesmo mês, a equipe do Veleiro participará do Atlantic Interactions que será realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. A data do batismo da embarcação será divulgada em breve.

(Natália Morato - Brasília - CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página