Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Conheça as diversas formas de acessar conteúdo indispensável para pesquisa brasileira
Início do conteúdo da página
Portal de Periódicos

Conheça as diversas formas de acessar conteúdo indispensável para pesquisa brasileira

Publicado: Segunda, 26 Fevereiro 2018 08:23 | Última Atualização: Segunda, 26 Fevereiro 2018 08:23

Imagine acessar vários tipos de conteúdo: periódicos, referências, resumos, teses, dissertações, obras de referências (dicionários, enciclopédias, compêndios, etc), patentes, livros, estatísticas, normas técnicas e materiais audiovisuais (vídeos, atlas 3D e músicas), vinculados a um único local que pode ser acessado pelo usuário de várias formas. Este é o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A CAPES garante ao Brasil uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo. O conteúdo indexado está disponível para usuários de mais de 400 instituições de ensino e pesquisa em todo o país. Isto quer dizer que, aproximadamente, seis milhões de usuários têm acesso a uma ampla bibliografia nas diversas áreas do conhecimento. Dados estatísticos de 2016 apontam que o Portal de Periódicos da CAPES obteve mais de 146 milhões de acessos no ano, cerca de 400 mil acessos diários, sendo a maioria destinados a bases referenciais (mais de 91 milhões).

A biblioteca virtual da CAPES é importante instrumento para a atividade científica, tecnológica, acadêmica e de inovação, reduzindo as desigualdades regionais no acesso à ciência. Instituições brasileiras, inclusive aquelas de menor porte e situadas em regiões menos favorecidas, têm possibilidades iguais de acesso imediato a informações científicas qualificadas.

Pessoas da comunidade em geral também podem fazer pesquisas utilizando o Portal de Periódicos. Além dos conteúdos assinados pela CAPES, que estão disponíveis para os usuários das instituições vinculadas com IPs reconhecidos, a biblioteca virtual abrange conteúdos de acesso aberto, como repositórios de universidades, revistas científicas nacionais e internacionais.

Além disso, o usuário tem liberdade para escolher a forma como deseja acessar o acervo. A pesquisa pode ser realizada no Portal de Periódicos (por meio de um dos quatro tipos de busca disponíveis na página inicial), pelo seu aplicativo para aparelhos móveis, diretamente no site da editora ou o conteúdo pode ser localizado em algum buscador, como o Google. Isso é possível por que o sistema de acesso ao conteúdo vinculado ao portal faz reconhecimento do número que identifica o computador conectado à rede, de forma que há conteúdos gratuitos para todo o Brasil, desde que acessados de um IP brasileiro.

Conheça o Portal de Periódicos.

(Brasília – CCS/CAPES – Com informações do Portal de Periódicos)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura "CCS/CAPES"

Fim do conteúdo da página