Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > No Fórum Mundial da Água, CAPES discute financiamento a pesquisas
Início do conteúdo da página
Recursos hídricos

No Fórum Mundial da Água, CAPES discute financiamento a pesquisas

Publicado: Quinta, 22 Março 2018 17:43 | Última Atualização: Sexta, 23 Março 2018 11:11

22032018 forum mundial agua 0052
Para Nunes, não se trata de saber se enfrentaremos uma crise hídrica no planeta, mas quando enfrentaremos (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

Nesta quarta-feira, 21, o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Geraldo Nunes, participou do 8º Fórum Mundial da Água. Nunes integrou o grupo "Financiamento continuado para pesquisas sobre água", que discutiu formas de patrocínio estável a pesquisas na área de saneamento e recursos hídricos. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul. Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água.

Para Nunes, não se trata de saber se enfrentaremos uma crise hídrica no planeta, mas quando. “A crise está batendo em nossas portas, é melhor estarmos preparados”. O diretor lembrou que o documento guia da CAPES para o desenvolvimento da pós-graduação, o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, traz 12 desafios para o período, sendo a água o primeiro deles. Assim, o representante da CAPES apresentou algumas iniciativas realizadas nos últimos anos sobre a temática (ver relação abaixo).

Conheça os programas da CAPES de apoio a recursos hídricos em anos recentes:

· 2015: Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Mudanças Climáticas e seus Impactos sobre os Recursos Hídricos – Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos (parceria com a ANA)
· 2016: Tecnologias para a Recuperação da Bacia do Rio Doce (parceria com a FAPEMIG)
· 2016: Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce (parceria com CNPq, ANA e FAPEMIG)
· 2017: Programa de apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos – Pró-Recursos Hídricos (parceria com a ANA)

22032018 forum mundial agua 0085
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

A mesa contou com experiências internacionais positivas, como a organização Water JPI, e iniciativas bem consolidadas no Brasil, como o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Icitiologia e Aquicultura (Nupelia) da Universidade Estadual de Maringá. O grupo paranaense trabalha há mais de 30 anos em parceria com a Itaipu Binacional, empresa brasileira e paraguaia considerada uma das maiores geradoras mundiais de energia hidrelétrica.

O Fórum
Maior evento mundial sobre recursos hídricos, o Fórum Mundial da Água é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água. Ao todo, sete países de quatro continentes, África, América, Ásia e Europa, já receberam o encontro. Brasília foi escolhida como cidade-sede em 2014.

(Pedro Arcanjo – Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página