Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Acordo reafirma cooperação Brasil-Canadá
Início do conteúdo da página
CAPES/MITACS

Acordo reafirma cooperação Brasil-Canadá

Publicado: Quinta, 02 Agosto 2018 19:15 | Última Atualização: Segunda, 10 Setembro 2018 10:57

Uma nova parceria foi firmada entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a MITACS, por meio de acordo assinado nesta quarta-feira, 1º, com intuito de proporcionar o cofinanciamento de bolsas para brasileiros e canadenses.

Representantes da Educação assinam acordo
CAPES assina acordo com MITACS, Organização Canadense (foto: Haydee Vieira - CCS/CAPES)

Os estudantes brasileiros que tiverem seus projetos aceitos para cursar doutorado sanduíche, em universidades canadenses associadas a MITACS, serão atendidos por esta parceria, por meio do Programa Capes/Print e MITACS Globalink.

A diretora de Relações Internacionais da CAPES, Concepta McManus Pimentel, afirma que esse acordo dará boa visibilidade às universidades brasileiras no exterior, ressaltando que essa parceria vai além da questão acadêmica. Ela destaca o interesse na forma como o Sistema Canadense de Educação Superior trabalha o tema curricular apontando que é importante observar “como podemos estimular a inovação nos currículos e aumentar a capacidade das nossas universidades para que os alunos estejam mais preparados para o mercado de trabalho, ao terminarem seus estudos”.

O diretor executivo da MITACS, Alejandro Adem, afirma que o Brasil é um dos mais importantes colaboradores da MITACS, devido ao grande avanço do desenvolvimento em tecnologia e ciência. “Por este acordo os estudantes poderão trabalhar em pesquisas avançadas envolvendo os laboratórios dos dois países”, conta o diretor. Ele reconhece a qualidade da ciência e da pesquisa no Brasil: “para nós é um prazer receber os estudantes brasileiros. Sabemos que são alunos de alta qualidade e nas universidades canadenses poderão aprender o desenvolvimento dinâmico, em lugares como Toronto, Montreal e Vancouver”.

O embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, lembra a histórica cooperação firmada entre os dois países e afirma que este acordo vai ajudar a fortalecer essa relação. “Vamos poder compartilhar nossas experiências e especialistas, tanto na área de ciências, como na acadêmica, o que é de grande importância para ambos os países”, conclui.

Confira a matéria:

 

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “CCS/CAPES”

Fim do conteúdo da página