Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Parfor: Alemanha é destino de estudos de alunos do Paraná
Formação de professores

Parfor: Alemanha é destino de estudos de alunos do Paraná

Publicado: Quinta, 07 Fevereiro 2019 16:57 , Última Atualização: Sexta, 08 Fevereiro 2019 13:54

07022019 Marcilene Reinert parfor

Um grupo de 15 alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) completou o estudo de alemão como segunda língua pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), voltado para licenciaturas. O curso de três anos foi financiado por uma parceria entre a CAPES e o governo alemão.

O último módulo da formação ocorreu na Alemanha, durante o mês de janeiro. Os alunos puderam vivenciar cultura e língua alemãs, em aulas com professores locais. Desde 2016, a UFPR participa do Parfor. Atualmente, três turmas do curso de licenciatura em Alemão fazem parte do programa.

Marcilene Reinert é professora de língua inglesa e completou agora a licenciatura em língua alemã. As principais motivações para o novo curso foram a procura pela língua, a influência alemã em Joinville (SC) - cidade onde mora –, além da presença de empresas alemãs.

08022019 DSC5360 1

A professora destacou a riqueza de aprendizado durante a imersão naquele país, explicando como esta experiência pode mudar a forma de ensinar a seus alunos. "Vivenciamos a cultura, a história. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas que viveram a guerra. A gente se sentia dentro da história. Agora partimos de outro ponto de vista. Dá para trazer essas experiências para os alunos", completou.

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu