Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Divulgado o resultado do Prêmio Capes de Tese para melhores trabalhos de doutorado do país PDF Imprimir E-mail
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Quinta, 01 de Dezembro de 2011 17:07

Divulgado nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o resultado do Prêmio Capes de Tese 2010. Foram selecionados os 45 melhores trabalhos de conclusão de curso doutorado, das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes, apresentados no país em 2009. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, no dia 15 de dezembro de 2011.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Logo PremioCapesTese-01Grande Prêmio
Na ocasião da premiação, será divulgado também o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese Edição 2010, que seleciona as melhores teses em cada um dos três grupos de grandes áreas. Cada um dos grupos homenageia um renomado cientista brasileiro que tenha desenvolvido trabalhos importantes em uma dessas áreas.

Nesta edição 2010, serão homenageados: Glaci Teresinha Zancan, para a grande área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Simão Mathias, para a grande área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Ruth Cardoso, para a grande área de Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências.

Premiações
As teses vencedoras serão beneficiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação no âmbito do Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

As teses vencedoras do Grande Prêmio receberão também certificado de premiação no âmbito do Grande Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Grande Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

A solenidade de entrega dos prêmios do dia 15 começa a partir das 14h com um seminário e às 17horas tem início a entrega dos prêmios. Mais informações pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Acesse o resultado.

(ACS/Capes)

Confira como foram outras premiações:
Vencedores do Prêmio Capes de Tese são agraciados em Brasília
Capes comemora 58 anos com premiação

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq