Notícias Encontro promove reflexões sobre formação de professores da educação básica em exercício

Encontro promove reflexões sobre formação de professores da educação básica em exercício

Publicado: Quinta, 06 Junho 2013 11:49 , Última Atualização: Quarta, 21 Mai 2014 20:30

Teve início nesta quarta-feira, 5, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, o 2º Encontro Nacional do Parfor - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, um importante momento de integração entre os entes participantes do programa para fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício.

Durante a abertura, o representante do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes, Licurgo Peixoto de Brito, reconheceu o progresso do Parfor. "No 2º semestre de 2009, quando tudo ainda era projeto, não podíamos vislumbrar o efeito do programa no país. Nós veremos nesse evento uma demonstração do valor que tem esse programa em locais onde a educação superior era praticamente inacessível. Atualmente, a educação superior tem sido levada com qualidade por esse programa em diversos municípios fazendo diferença no trabalho dos professores no interior das escolas."

A diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, falou do papel de todos os presentes nesta evolução. "Vocês representam a riqueza e a capilaridade do Parfor. Representam a possibilidade de fazer um Brasil diferente onde o professore é um ator reconhecido e valorizado."

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Também levantou a questão da valorização dos profissionais da educação o deputado federal pelo estado do Ceará e membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Artur Bruno. "Nós professores não buscamos apenas melhor remuneração, mas sim carreira, formação inicial e continuada, melhores condições de trabalho, além de reconhecimento e valorização dentro da sociedade. O Brasil está dando passos largos, mas ainda estamos muito atrás. Devemos parabenizar a Capes pela ajuda no aceleramento desse processo de formação, mas precisamos acelerar mais para que o país inteiro valorize a educação e a tenha como valor mais importante para o desenvolvimento deste país, sendo que o professor é figura central, é a essência da educação."

Educação Básica
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, ressaltou a responsabilidade da Capes quanto à educação básica. "Quando foi anunciado que a experiência da Capes na pós-graduação seria usada também para receber a missão de contribuir com a formação de professores da educação básica, o conselho superior recebeu a notícia de braços abertos."

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Guimarães citou a evolução desta atribuição na agência citando números como os 260 mil alunos matriculados no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), os 75 mil bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e os quase 60 mil bolsistas do Parfor. "Em quatro anos, saímos de 3 mil bolsistas do Pibid para os 75 mil que temos atualmente. E não são só essas ações. Também estamos enviando anualmente ao exterior 1.400 professores de educação básica de língua inglesa para aperfeiçoamento, além de abrir vagas a essa mesma categoria no My English Online, um curso de inglês online integrante do programa Inglês sem Fronteiras."

A diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Yvelise Arco-Verde, reconheceu o comprometimento da Capes com a educação básica e citou o trabalho articulado entre a agência e a SEB. "Continuamos acreditando na escola pública e acreditando, inclusive, que ela será a grande alavanca para o desenvolvimento deste país."

Pós-graduação e educação básica
A diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, ressaltou em sua fala a visão da agência de que a educação é um sistema e que não se pode pensar na pós-graduação sem pensar na formação inicial. O presidente da Capes complementou abordando a inter-relação das ações da pós-graduação com a educação básica. "O maior curso de pós-graduação existente atualmente é o Profmat, voltado para professores de matemática da escola pública, com 2.800 alunos. É também o único caso de mestrado profissional com concessão de bolsas. Todo o conjunto está operando muito bem. Esses três dias de debate serão importantíssimos pra aperfeiçoar ainda mais o nosso processo."

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Encontro

Após a abertura do encontro, os participantes assistiram à Palestra Magna "Formação de Professores e a Profissão Docente", proferida pelo reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa. Durante a exposição, Nóvoa abortou o tema levantando questões como a pedagogia da aprendizagem, a profissão, a escola e o projeto educativo e a responsabilidade da sociedade na questão da educação.

Na tarde de quarta-feira, o público participou de duas mesas temáticas – "Políticas da Capes voltadas à formação de professores da educação básica" e "O desafio de aliar a tecnologia à formação de professores" – e recebeu informações sobre o Portal de Periódicos da Capes. O evento vai até sexta-feira, 7.

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Confira aqui a programação. Confira aqui a transmissão do encontro.

Parfor
O Parfor é um Programa emergencial implantado com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por meio dele, a Capes financia a oferta de turmas especiais, na modalidade presencial, implantadas em cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade, destinados exclusivamente aos professores que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica.

(Natália Morato)

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