Notícias CAPES seleciona mais 40 projetos de cooperação com a França
Internacionalização

CAPES seleciona mais 40 projetos de cooperação com a França

Publicado: Quarta, 04 Dezembro 2019 09:31 , Última Atualização: Quarta, 04 Dezembro 2019 14:29

De 4 a 6 de dezembro, dirigentes da CAPES participam de reuniões, em Paris, para seleção de 40 novos projetos em dois acordos que o Brasil mantém com a França: com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), e o BRasil France Ingénieur TEChnologie (Brafitec).

Pela CAPES, participam do encontro Anderson Correia, presidente, Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais, Lívio Amaral, representante do Comitê Científico, e Jussara Prado, coordenadora responsável pela Cooperação Científica com a França.

Mais antiga parceria de cooperação acadêmica internacional da CAPES, o Cofecub financia pesquisas de interesse para ambos os países, Brasil e França, em todas as áreas do conhecimento. Os projetos selecionados recebem verbas para custeio, missões de trabalho e bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado. O Programa foi criado em outubro de 1978 e, ao longo de quatro décadas, apoiou a formação de cerca de 3.500 doutores em 900 projetos de pesquisa.

Já o Brafitec apoia projetos de pesquisa em parcerias universitárias de todas as especialidades da Engenharia, para fomentar o intercâmbio na graduação e estimular o alinhamento de estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento de créditos.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu