Notícias Seminário debate projetos selecionados
Defesa Nacional

Seminário debate projetos selecionados

Publicado: Sexta, 17 Abril 2020 15:17 , Última Atualização: Sexta, 17 Abril 2020 15:17

Evento marca início das atividades de Programa Estratégico pela Defesa Nacional

17042020 bannerdestaque PROCAD Defesa

Durante dois dias, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mediou o Seminário Marco Zero do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA). Em um ambiente virtual, os coordenadores dos projetos selecionados puderam compartilhar suas linhas de pesquisa, objetivos e metas.

O encontro acontece no início da execução dos editais da Coordenação Geral de Programas Estratégicos da Diretoria de Programas e Bolsas no País (CGPE/DPB) da CAPES. Devido à pandemia de COVID-19, desta vez ocorreu por videoconferência e teve cerca de 3 mil acessos ao longo dos dois dias.

“O evento cumpriu com o seu propósito, promovendo a troca de experiência e de informação”, avaliou Júlio Siqueira, coordenador de Programas Especiais da CAPES, que ainda lembrou a oportunidade de cooperações identificadas nos momentos de debate.

Após cada uma das 15 apresentações, os participantes tiveram acesso às discussões virtuais mediadas pelo corpo técnico da CAPES.

O seminário foi gravado e, em breve, estará disponível, o que é “uma importante oportunidade de divulgação científica, já que as pesquisas têm duração de cinco anos e pessoas interessadas poderão contatar os pesquisadores”, explicou Carolina Nodari, da DPB.

Programa Estratégico
O PROCAD-Defesa estimula projetos conjuntos de pesquisa, usando recursos humanos e infraestruturas disponíveis em diferentes instituições de ensino e de ciência e tecnologia, para a produção de pesquisa científica e formação pós-graduada na área de defesa nacional. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Defesa.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu