Notícias Sistema Nacional de Pós-Graduação é tema de debate
Webinar

Sistema Nacional de Pós-Graduação é tema de debate

Publicado: Sexta, 03 Julho 2020 09:17 , Última Atualização: Sexta, 03 Julho 2020 09:17

Em evento organizado pelo Semesp, Benedito Aguiar explicou papel do SNPG e aprimoramentos que serão executados

03072020 foto dentro materia PRESIDENTE WEBINAR

Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), falou sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a mais de 650 pessoas, durante webinar promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), nesta quinta-feira, 02.

Após apresentar um histórico da atuação da CAPES ao longo dos seus 69 anos, o presidente contou que o SNPG atua na formação de professores, pesquisadores e profissionais altamente qualificados, além de incentivar a pesquisa para o progresso científico e tecnológico, buscando o crescimento social e econômico do País. Para ele, os segmentos organizados da sociedade com foco na Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) “tem que estar cada vez mais conectados, cada um com suas responsabilidades e com trabalhos integrados, direcionados para resultados”.

Aguiar explicou que a avaliação é um instrumento fundamental para acompanhar a evolução do SNPG e implementar políticas específicas. Por isso, a Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) propôs mudanças para  a melhoria  do processo avaliativo da pós-graduação brasileira. Esse novo modelo,  multidimensional, vai abranger a diversidade e a complexidade do Sistema, contribuindo para o fortalecimento da vocação e enfoque dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).

Sobre ações recentes da CAPES para o desenvolvimento do Brasil nos campos científico e tecnológico e soluções de problemas reais da sociedade, Benedito Aguiar falou sobre o Programa de Combate a Epidemias, que ofereceu 2.600 bolsas em ações emergenciais imediatas e induzidas em áreas específicas. Além disso, mencionou outros programas como os de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal e o de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Parcerias Estratégicas nos Estados, que serão executados com o apoio de instituições de suas regiões, com visão estratégica sobre cada local.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES 

Compartilhe o que você leu