REGISTROS

07/05/2025
CAPES discute possíveis parcerias com o Canadá
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, recebeu o presidente do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas do Canadá (SSHRC, na sigla em inglês), Ted Hewitt, e a primeira secretária e delegada comercial da Embaixada do Canadá no Brasil, Gabrielle Dew. Foram debatidas possíveis parcerias entre o Brasil e o país norte-americano pelo Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES-Global.Edu ou em moldes de outras parcerias bilaterais, como os Programas CAPES/Probral, com a Alemanha, e CAPES/Cofecub, com a França. A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação (DRI) esteve na reunião.

30/04/2025
CAPES destaca qualidade de cursos das instituições comunitárias
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da reunião mensal de reitoras e reitores da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc). A gestora apresentou dados relativos tanto ao todo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), quanto específicos do setor. Destaque para a qualidade da pós-graduação das comunitárias: a proporção de programas de pós-graduação consolidados é maior do que a média nacional. Cento e seis dos 382 PPG dessas instituições são avaliados com nota 5, ou seja, 27,7%, enquanto 54 com nota 3, ou 14,1%. No todo do SNPG, esses porcentuais são 22,5% e 21,3%, respectivamente.

30/04/2025
CAPES fala sobre desafio de proficiência em outros idiomas
O diretor de Relações Internacionais da CAPES, Rui Oppermann, visitou a Embaixada do Reino Unido no Brasil. Por lá, falou sobre o Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.Edu e a proficiência em idiomas estrangeiros, com foco em língua inglesa. A ida à representação diplomática britânica em Brasília se deu um dia após reunião em que a Coordenação apresentou o CAPES Global para o governo e universidades daquele país. O discurso desta quarta-feira centrou-se no desafio que a fluência em línguas impõe a um país como o Brasil e na possibilidade de oferta on-line de cursos de idiomas pelas redes a serem formadas no CAPES Global.