Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
16/05/2025
Ao participar da Reunião Anual do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), na UFPB, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, primeira dirigente da Fundação a visitar a instituição paraibana, destacou a importância da interiorização das universidades federais. Com o tema, “Conectando biodiversidade, cultura e negócios para uma bioeconomia potiguara”, o evento, promovido nos dias 15 e 16 de maio pelo programa de pós-graduação em Ecologia e Sustentabilidade da unidade Rio Tinto/Mamanguape da UFPB, teve a presença de pesquisadores brasileiros e franceses. Foram realizadas visitas técnicas a territórios indígenas, mesas de debate e palestras.
14/05/2025
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, esteve na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para prestigiar o lançamento de editais dos Programas de iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT), ofertados em parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições, para 758 vagas, estão abertas até 13 de junho. Assim como a CAPES, a Ebserh é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Empresa administra os hospitais universitários federais. Já o CNPq é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e fomenta a pesquisa científica dentro e fora do Brasil.
14/05/2025
Uma comitiva da CAPES esteve na Embaixada da Espanha no Brasil para ampliar a relação bilateral entre os países pela educação. A presidente da Coordenação, Denise Pires de Carvalho, conversou com a embaixadora espanhola, Mar Fernández-Palacios, acompanhada do diretor de Educação a Distância, Antônio Amorim, da diretora substituta de Relações Internacionais, Idelazil Talhavini, da coordenadora-geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas, Lorena Damasceno, dentre outras pessoas. A Espanha é uma das grandes parceiras da CAPES, com envio de bolsistas, inclusive catedráticos — neste caso, para Salamanca.